Sigmund Freud, nasceu em 06 de maio de 1856 na Áustria. Se formou na faculdade de medicina, mas decidiu não seguir a carreira de médico. Freud dedicou sua vida à estudar e entender a mente humana.
Nestes estudos Freud desenvolveu diversas teorias, como: associação livre, a interpretação dos sonhos, o desenvolvimento psicossexual, complexo de Édipo, os mecanismos de defesa, a 1 e 2 tópica, entre outras.
Aqui vamos abordar as duas formas de enxergar a estruturação da mente humana: a 1 tópica (modelo topográfico) e a 2 tópica (modelo estrutural).
Nas duas tópicas, Freud entende que a mente humana é composta por três elementos, sendo que cada um tem sua função.
PRIMEIRA TÓPICA – TEORIA TOPOGRÁFICA
Nesta teoria Freud vê o aparelho psíquico dividido em três instâncias:
=> Inconsciente (Ics): O inconsciente é a parte mais arcaica do aparelho psíquico, é lá onde estão armazenada a maior parte das nossas lembranças (mnêmico). Memórias que guardamos / trancamos de forma que não conseguimos acessar. Exemplo, um medo que, não sabe de onde vem, pode ser um trauma guardado nesta instância.
=> Pré-consciente (PCs): O pré-consciente seria o filtro / barreira entre o consciente e o inconsciente. Nesta instância também armazenamos memórias, mas aqui conseguimos acessá-las. Exemplo, datas de aniversário, você não necessita lembrar o tempo todo, mas quando necessário se faz pressente.
=> Consciente (Cs): O consciente é a instância que lida com tudo que está disponível de imediato à mente. Esta é a parte do aparelho psíquico que nos liga a realidade social.
SEGUNDA TÓPICA – TEORIA ESTRUTURAL
Após novos estudos, Freud propõem um novo modelo para o aparelho psíquico. Nestes segundo tópico sugere que as estruturas se interagem para o funcionamento do aparelho psíquico, formado por:
=> Id: O id fica localizado no inconsciente, sendo responsável por nossas pulsões e desejos, não tendo contato com a realidade. Busca apenas realizar suas vontades / desejos, sem pensar em regras / consequências.
=> Ego: O ego é a principal parte da mente humana, se localiza no consciente, mas tem acesso ao inconsciente. Está ligado direto com a realidade, tendo a função de mediar / harmonizar as pulsões do id com os bloqueios, levando em conta mundo externo.
=> Superego: O superego está presente no consciente e no inconsciente, busca controlar / equilibrar o id e o ego. Esta instância é a responsável por definir a moral, a ética e a noção de certo e errado.
Gostou de conhecer um pouco sobre o aparelho psíquico, achou interessante e gostaria de entender um pouco mais o seu inconsciente. A psicanálise clínica pode te proporcionar a oportunidade de resolver conflitos internos, através de uma escuta ética, sem julgamentos, e ao mesmo tempo fortalecer seu autoconhecimento. Agende já seu atendimento online, sem barreiras, ajuste-se ao seu ritmo e no conforto do seu lar.